Ticket Médio Para Supermercado

Vendas no varejo: 7 estratégias para aumentar seu ticket

Adotar diferentes estratégias em vendas no varejo é o caminho mais eficaz para ter melhores resultados, como aumentar o ticket médio no supermercado. Isso inclui o aumento na participação do mercado e na fidelização dos clientes.

Entre todas as possibilidades que podem ser colocadas em prática, vamos listar 7 e explicar cada uma com mais detalhes. Continue a leitura para saber como alavancar o desempenho da sua empresa!

1. Entender o perfil dos clientes

Antes de tudo, é importante identificar o perfil dos clientes que frequentam o seu estabelecimento comercial, a fim de saber quais produtos podem ser oferecidos a eles, com base em suas preferências, expectativas, objetivos e outras variáveis.

Para isso, a melhor estratégia é escutar o seu público-alvo. Adote questionários que contenham perguntas objetivas e realize pesquisas de mercado. Fique também de olho nas tendências que circulam pelas redes sociais. Com base nas suas observações, crie perfis que considerem um conjunto de informações, como:

  • gênero;
  • idade;
  • renda;
  • localização;
  • hobbies.

2. Fazer promoções e vendas especiais

Para realizar boas vendas no varejo, deve-se também inovar para chamar a atenção do cliente. Uma das alternativas para colocar isso em prática é promover ofertas por tempo limitado — e isso é um grande diferencial, em especial se o produto oferecido for um bem procurado no mercado, mas com uma oferta mais baixa.

Dessa forma, os consumidores se sentirão seduzidos pela oportunidade de obter um item almejado, por um preço atraente. Com o gatilho da urgência, eles não sabem quanto tempo o anúncio vai durar e, por isso, têm mais chances de comprar.

Outra estratégia envolve ofertas para dias e horários de menos movimento. Lembre-se de fazer uma divulgação mais ampla dessas promoções e atraia um volume maior de pessoas para o seu negócio em períodos de baixa.

3. Oferecer um atendimento padronizado

O atendimento é o cartão de visitas de qualquer negócio, pois ele é a ponte entre o seu cliente e o produto. Por isso, é necessário ter muito cuidado com o treinamento que os colaboradores recebem. Qualquer profissional que faça contato com o consumidor estará envolvido no processo de fidelização e, consequentemente, na venda dos produtos.

Por isso, o ideal é manter uma padronização no atendimento, para que o cliente se sinta satisfeito em qualquer ocasião, a partir do momento em que entra na loja. Porém, não deixe o atendimento engessado; seguir um roteiro é importante para mostrar consistência, mas também deve haver espaço para a personalização, tornando o relacionamento ainda mais próximo.

4. Investir em marketing digital

Ainda no assunto de relacionamento com o público, muitas oportunidades são perdidas devido à ineficiência das campanhas de marketing digital, ou mesmo quando essa ferramenta é subestimada.

Em um período em que as pessoas ficam cada vez mais conectadas, não manter uma estratégia online é praticamente sinônimo de não se tornar reconhecido. As redes sociais, e principalmente os blogs, são uma maneira de aumentar a proximidade com o consumidor e melhorar a relação com o público.

O custo para a implementação desse método é baixo, e o retorno é bem satisfatório. Além disso, ao expor a sua marca nas redes sociais, os próprios consumidores se encarregarão de fazer uma divulgação espontânea — seja por comentários em postagens, compartilhamentos de conteúdo ou até mesmo marcações.

5. Investir em datas comemorativas

As datas comemorativas são oportunidades para aumentar o valor do seu ticket médio no supermercado. Em muitos feriados, as pessoas preparam cardápios especiais, o que pode fazer com que os corredores da sua loja fiquem mais movimentados. É o caso do Natal, do Réveillon e da Páscoa, dentre outras comemorações.

Isso significa que o seu setor de compras deve se preparar, pesquisando por fornecedores que consigam atender à nova demanda. Lembre-se que vários comerciantes estarão procurando pelos mesmos itens — o que exige ainda mais cuidado por parte do departamento de compras.

As datas comemorativas ainda podem ser usadas para aproximar a marca do cliente, com uma comunicação mais humanizada. O Dia dos Pais e o Dia das Mães, por exemplo, podem ser usados para criar promoções de produtos específicos.

Contudo, tenha em mente que usar uma data comemorativa para alavancar as vendas vai muito além de mudar a decoração da loja. É preciso criar uma estratégia de marketing diferenciada para esse período.

6. Investir em campanhas segmentadas

Ao analisar o desempenho de determinado produto, o lojista pode se ver diante de um desafio. Muitos itens têm pouco resultado de vendas, ainda que estejam com uma faixa de preço atrativa e tenham qualidade. Isso é comum com marcas novas e, sim, cabe à empresa intensificar o seu marketing para reverter essa situação.

Apesar disso, o supermercado também pode agir, minimizando os riscos das baixas vendas do produto. As campanhas segmentadas são um exemplo claro do que pode ser feito nesses casos. Para criar uma campanha direcionada a uma fatia de público específica, é preciso ter acesso a dados sobre esses consumidores, criando um relatório que mostre quais são os hábitos de consumo dessas pessoas e o que as faz optar por uma marca em vez de outra.

Esses estudos podem ajudar o comerciante a definir uma nova faixa de preço, um novo posicionamento do produto nas prateleiras, uma nova sugestão de uso etc. Destacar os produtos nas peças publicitárias, sejam elas impressas ou não, também é importante. No entanto, é preciso evitar uma comunicação alarmista, pois o cliente pode achar que a loja quer se livrar do produto porque ele tem algum problema, ou seja, que pode não ser uma boa ideia comprá-lo.

7. Saiba reverter crises de comunicação

A relação consumidor-marca vai além das vantagens que as partes podem ter na negociação. É fundamental que o cliente se sinta respeitado em todas as etapas da compra. Isso pode ajudar você a aumentar o ticket médio no supermercado.

Portanto, conte com o devido preparo para lidar com pequenas crises de comunicação, e mantenha profissionais treinados para que saibam reverter esses cenários negativos. Em hipótese alguma o funcionário pode demonstrar indiferença com o problema do cliente, ainda que não sinta que essa pessoa tenha razão em sua queixa.

Colocar essas estratégias em prática é uma decisão que traz diversos benefícios para os resultados em vendas no varejo, principalmente no que diz respeito ao ticket médio no supermercado e ao faturamento do seu negócio.

Como citado, oferecer uma experiência diferenciada ao cliente é muito importante. Por isso, recomendamos a leitura de um artigo que publicamos aqui no blog. Nele, contamos como é possível melhorar a experiência de compra dos seus clientes.

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