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Saiba a importância da assistência técnica nos equipamentos de automação comercial

A automação comercial é uma realidade em muitas empresas e deve se tornar cada vez mais comum. Afinal, o mundo não para de evoluir. Uma das vantagens desse investimento em tecnologia é a redução de custos com processos internos. Nesse caso, existe um único problema: a falta de assistência técnica nos equipamentos de automação comercial por parte dos gestores.

Ao investir em automação, o negócio experimenta uma economia e, em alguns casos, um aumento de produtividade significativo. Por desconhecer as necessidades do equipamento, ou apenas para economizar, muitos empreendedores negligenciam o processo de manutenção, colocando em risco todos esses ganhos.

Para que você entenda melhor a importância da assistência técnica nos equipamentos de automação comercial, continue a leitura!

Jogando dinheiro no lixo

O primeiro deles é o de danificar permanentemente o equipamento. A manutenção periódica está para as máquinas como o check-up médico está para as pessoas.

Ao identificar algum problema simples, os técnicos fazem o conserto de forma rápida. Deixando o equipamento se deteriorar, a empresa dificulta esse processo, tornando-o mais caro e demorado.

Prejudicando a experiência do cliente

Uma das vantagens da automação é que ela impacta positivamente a experiência do cliente em suas compras. Todavia, em caso de negligência por parte do gestor, esse benefício tem efeito contrário.

Por exemplo: imagine um supermercado que faz uso de balanças automáticas. Nem todos os clientes estão adaptados à tecnologia, mas se elas estão funcionando, esse processo de aprendizagem é simples.

No entanto, em caso de falhas, o consumidor pode ficar nervoso e criar uma resistência ao equipamento — prejudicando as estratégias de marketing de relacionamento da empresa e, em casos mais graves, a sua imagem.

Ignorando a manutenção preventiva

Em todas as indústrias, é natural que haja custo com a assistência técnica de equipamentos. Trata-se de um cuidado que a empresa tem com o seu investimento. Por isso, para preservá-las, é necessário recorrer ao conceito de manutenção preventiva.

A manutenção preventiva não espera que o equipamento falhe para que o suporte seja acionado. Pelo contrário, o objetivo é evitar problemas. Dessa maneira, a vida útil do equipamento aumenta e a empresa evita que seus processos parem devido à falha mecânica.

É verdade que isso exige a criação de um plano de manutenção, que especifique como esse processe será feito. Ademais, é importante contar com o suporte de um bom prestador de serviço.

Caso o equipamento seja fundamental para o dia a dia da empresa, um outro conceito de manutenção pode ser efetuado: a manutenção preditiva. Nesse caso, a empresa monitorará indicadores ligados à saúde da máquina, evitando que ela se aproxime de um cenário que ofereça riscos.

Por fim, vamos ao conceito mais comum — e o mais caro. A manutenção corretiva acontece quando a máquina para de funcionar. Assim, a empresa tem apenas duas opções: concertá-la ou comprar uma nova. Em ambos os casos, trata-se de um investimento mais caro do que as manutenções anteriores e que pega o empreendedor de surpresa.

Após essa leitura, deve ter ficado clara a importância da assistência técnica nos equipamentos de automação comercial, não é mesmo? Por mais modernas que sejam essas máquinas, elas precisam de cuidados especializados para continuar operando adequadamente. A S&I presta serviço de assistência técnica aos seus clientes, garantindo que seus equipamentos estejam sempre em bom estado.

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