Sistema De Automação Comercial

Sistema de automação comercial: o que é e como funciona?

Os sistemas de automação comercial estão cada vez mais presentes no dia a dia das empresas. Afinal, eles facilitam a execução de várias tarefas sem cometer erros e em uma velocidade muito maior, quando comparados com a mão de obra humana. Com isso, tem sido possível oferecer um melhor atendimento e ganhar vantagem competitiva.

Por esse motivo, preparamos um post muito interessante sobre o assunto. Vamos falar sobre o conceito de automação comercial, sua importância e o que é preciso para ter sucesso nessa estratégia. Quer saber mais? Acompanhe!

O que é um sistema de automação comercial?

A automação comercial é um conceito que abrange vários sistemas com funcionalidades diferentes dentro de um negócio. Ela pode ir desde as tarefas de gestão e administração até o controle da infraestrutura física. Com isso, é possível otimizar vários processos, trazendo mais eficiência e agilidade. Vamos explicar as principais ferramentas a seguir!

Controle e monitoramento da infraestrutura

Neste caso, os sistemas são implementados para cuidar dos mais diversos aspectos do ponto de vendas físico, como luzes, temperatura, refrigeração etc. Com isso, o próprio sistema faz um monitoramento das condições ambientais por meio de sensores. Caso verifique a inconformidade com os parâmetros definidos pela empresa, eles mesmos podem fazer a regulagem da potência dos equipamentos, sem a necessidade de intervenção humana.

Automação de vendas

Já esse tipo de automação é responsável pela digitalização de tarefas e execução de atividades repetitivas dentro dos processos de vendas. O sistema, portanto, é responsável por certas ações, como controle de estoque, cálculo de preços, emissão e organização de notas fiscais, elaboração de contratos etc.

Além disso, essa automação fornece ferramentas para melhorar as ações de captação e fidelização de clientes. Isso pode ser feito por meio da melhoria do contato com eles. O sistema vai lembrar seus vendedores de fazer ligações de pós-vendas, automatizar o envio de e-mails e SMS, gerenciar melhor os canais de atendimento, entre outras tarefas.

A obtenção de dados estratégicos para ações de marketing também são oferecidas pelos sistemas mais modernos. A partir disso, é possível identificar os clientes com maior chance de recorrência de vendas, os leads mais qualificados etc.

Para que serve a automação comercial?

Identificação de potenciais clientes

Também conhecidos como leads, eles são a fatia do seu público mais propensa a fazer uma compra. Geralmente, eles já pesquisaram por seus produtos antes ou já frequentam a loja. Assim, focar os esforços neles provavelmente trará conversões mais bem-sucedidas.

Um sistema de automação ajuda, por exemplo, a identificar quais são os leads que já acessaram as páginas de determinado produto no e-commerce, procuraram os canais de vendas etc. A partir daí, você pode contatá-los ou elaborar ações de marketing mais segmentadas, por escolaridade, gênero e idade, por exemplo.

Informação sobre o cliente

A automação gera dados importantes para as equipes de vendas sobre o comportamento dos clientes antes e após as vendas.

É possível criar relatórios sobre a jornada de compra: quantas vezes determinado consumidor procura os canais de atendimento antes de tomar a decisão? Quais produtos ele coloca no carrinho do e-commerce? Quais são as principais dúvidas?

Esse tipo de informação ajuda a entender as demandas dos clientes para elaborar medidas mais eficazes no setor comercial.

Criação de documentos

O comércio é um dos setores que mais movimentam documentações. Afinal, é necessário emitir notas fiscais de entrada e de saída, relatórios de vendas e de controle de estoque, cadastros de clientes etc. Então, uma ferramenta que permite a integração dos dados e a criação automática de documentos ajuda a empresa a ganhar agilidade.

Com os sistemas de automação comercial, não é preciso inserir a mesma informação duas vezes. Se um cliente forneceu nome, CPF e contato para a emissão de nota fiscal, imediatamente tudo é atualizado nos módulos de cadastro, de marketing, de finanças etc.

Da mesma forma, se um colaborador registra uma nota fiscal de entrada de uma mercadoria, os dados são implementados também no controle de estoque, no bloco K etc. Assim, evita-se um problema muito recorrente nas empresas, a duplicidade de esforços, que ocorre quando fazemos várias tarefas que poderiam ser unificadas.

Quais são os equipamentos envolvidos na automação comercial?

Para que a automação comercial seja bem-sucedida no seu negócio, não basta a implementação de um software em uma máquina. É preciso criar uma infraestrutura de TI que seja capaz de coletar todas as informações e processá-las com rapidez e sem erros. A seguir, explicamos quais são os principais equipamentos para o comércio.

Leitores de códigos de barra

Tanto o atacado quanto o varejo trabalham com uma infinidade de mercadorias que contam com códigos de barras, e os leitores facilitam o registro.

Em vez de ter um colaborador digitando cada campo no sistema, basta um clique para a leitura do código. Muitos gestores só utilizam esse instrumento na boca do caixa, na venda para o cliente. No entanto, é possível ganhar muito mais eficiência se ele for utilizado também para o controle de estoque, para a recepção de mercadorias etc.

Computadores

Os sistemas mais completos de automação demandam um computador com uma boa capacidade de processamento.

Desse modo, se você tem muitos equipamentos antigos, pode ser necessária a atualização da infraestrutura. Assim, pode-se obter o máximo da automação sem falhas ou travamentos.

Impressoras

Especialmente no varejo, trabalha-se com muito papel para a confecção de etiquetas, emissão de cupons não fiscais, sinalização de promoções etc. Por essa razão, os sistemas precisam estar integrados aos mais diversos tipos de impressoras disponíveis para fins empresariais.

Como a automação pode melhorar o atendimento ao cliente?

A automação apresenta várias vantagens para o atendimento ao cliente. Talvez, a principal seja a agilidade. Se, antes, precisávamos de dezenas de minutos para registrar vendas, fazer operações de pagamento, emitir notas fiscais e entregar os produtos, podemos fazer tudo isso em muito menos tempo atualmente. Isso reduz as filas no varejo, traz uma resolução rápida nos canais de vendas e permite uma velocidade maior no e-commerce.

No entanto, para que você colha todos os benefícios da automação, é necessário contar com um parceiro confiável. A S&I apresenta uma linha completa para sistema de automação comercial. Além de oferecermos e implantarmos os melhores softwares na sua empresa, também fornecemos todo os equipamentos para o sucesso do cliente, como leitores de códigos de barras, CPUs, impressoras não-fiscais e térmicas, monitores, terminais de consulta, gavetas de dinheiro, self-checkout, no-breaks, pinpads, teclados, balanças etc.

Quer saber mais sobre como podemos melhorar a eficiência e a produtividade do seu comércio? Então, entre em contato com a gente agora mesmo!