Oqueeaconciliacaobancariasaibasuaimportancia

O que é a conciliação bancária? Saiba sua importância

Manter as contas bem organizadas é essencial para garantir a saúde financeira da empresa. No entanto, para executar essa tarefa de forma eficiente, é preciso entender o que é a conciliação bancária e a sua importância para a gestão empresarial.

A empresa que tem uma boa organização financeira percebe muitos benefícios para o negócio. Alguns deles são: facilidade na identificação de gastos, prevenção de prejuízos e perdas e maior capacidade de planejamento estratégico.

A seguir, vamos mostrar o que é a conciliação bancária, os benefícios de sua execução e de que forma ela pode ser aplicada com facilidade no dia a dia da empresa. Continue a leitura!

Entenda o que é a conciliação bancária

Basicamente, fazer a conciliação bancária significa conferir se os valores indicados nos registros da empresa são consistentes com os lançamentos em sua conta-corrente. Essa tarefa é importante para ter um controle efetivo sobre a movimentação financeira. Por isso, deve ser feita diariamente. Dessa forma, qualquer inconsistência pode ser tratada com rapidez.

A conciliação é feita por meio da comparação entre os registros de despesas e receitas com os valores do extrato bancário. Fazem parte desses registros todos os tipos de movimentação financeira, como pagamento de fornecedores e impostos, recebimento de pagamento de clientes, entre outros. Além dos lançamentos, também é preciso acompanhar o saldo inicial e final diariamente.

Conheça os benefícios de acompanhar as movimentações bancárias

Fazer a conciliação bancária diariamente oferece uma série de benefícios ao negócio. Vamos listar alguns a seguir.

Ajuda a identificar gastos

Ter um controle sobre a movimentação ajuda a identificar quais são os maiores gastos da empresa, bem como quais são as maiores receitas. Essa identificação é importante para que a gestão possa perceber em quais pontos é possível tomar medidas, tanto com o propósito de conter os gastos, quanto com a finalidade de aumentar a receita.

Evita prejuízos e perdas

Acompanhar a movimentação financeira diariamente ajuda a identificar erros e solicitar os ajustes necessários para a sua regularização junto à instituição bancária. Entre os problemas mais comuns, podemos citar:

  • lançamentos errados;
  • cobranças ou pagamentos indevidos feitos pelo banco;
  • cheques que não foram compensados;
  • depósitos sem identificação.

Auxilia no planejamento estratégico

Outro benefício de manter a conciliação bancária em dia é ter as informações financeiras atualizadas e consistentes. Dessa forma, a gestão pode utilizá-la como base para a tomada de decisões estratégicas sobre o negócio.

Saiba como facilitar esse trabalho no dia a dia

Como dissemos, a conciliação bancária é uma tarefa extremamente importante e deve ser feita diariamente. Confira como é possível tornar esse processo mais organizado e eficiente.

Faça o lançamento das informações diariamente

O ideal é fazer o registro diário das movimentações financeiras. Uma forma de agilizar esse processo é baixar o extrato bancário fornecido pelo banco para compará-lo com os registros sobre os lançamentos diários. 

Analise os lançamentos

Conferir os registros é essencial para identificar em quais lançamentos existem problemas e quais, na verdade, ainda estão em processamento pelo banco, mas já foram lançados no controle da empresa.

Esses lançamentos são comuns em transações como depósitos com cheques, em que é preciso aguardar o tempo de compensação ou depósitos que estejam em trânsito, ou seja, que foram depositados, mas ainda não foram processados. Portanto, todos esses detalhes devem ser observados para evitar inconsistências futuras.

Corrija as diferenças

Se ocorrerem diferenças durante o processo de conciliação, elas devem ser devidamente identificadas e corrigidas. O ideal é que os valores sejam sempre consistentes, pois todos esses registros são importantes para outros controles da empresa, como o fluxo de caixa e a escrituração fiscal.

Entender o que é a conciliação bancária é muito importante para manter um controle financeiro eficiente. Por isso, mantenha os lançamentos atualizados e faça o devido acompanhamento, a fim de garantir os benefícios de sua utilização, como ajudar a identificar gastos e contribuir para o planejamento estratégico.

O que você achou do nosso conteúdo sobre conciliação bancária? Deixe seu comentário aqui no post e compartilhe suas ideias conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *