50 Como Criar Promoção No Varejo Sem Perder Lucro Confira 7 Dicas

COMO CRIAR PROMOÇÃO NO VAREJO SEM PERDER LUCRO? CONFIRA 7 DICAS!

Atrair novos clientes tem sido uma tarefa cada vez mais difícil. Para vencer esse desafio, muitos empresários recorrem às promoções. Mas, como criar promoção no varejo? Quais são as melhores táticas para promover um produto sem perder margem de lucro?

É verdade que as promoções são aliadas na hora de melhorar os resultados dos varejistas, mas quando malfeitas, elas podem prejudicar o negócio. Para que você acerte na hora de planejar as suas promoções, recomendamos a leitura atenta deste artigo!

Entenda o porquê fazer uma promoção

Algumas palavras são usadas tantas vezes que elas acabam perdendo o seu significado original. A palavra “promoção” se tornou sinônimo de “desconto” na mente do consumidor. Contudo, o seu significado é muito claro: ela vem do verbo “promover”.

Sendo assim, uma loja pode recorrer às promoções quando precisa promover um novo produto, serviço ou a própria marca. Trata-se de uma estratégia de marketing.

Ainda assim, é importante frisar que esse tipo de ação deve estar de acordo com as outras ações de marketing da empresa. Não dá para investir nessa iniciativa sem que ela conste no seu plano de marketing — caso contrário, as chances disso dar certo são mínimas.

Essa é a primeira dica deste artigo: entenda que a promoção deve estar alinhada ao planejamento de marketing da sua empresa. Vamos para mais algumas dicas!

1. Aproveite as datas sazonais

Algumas datas sazonais pedem que você ofereça algum desconto para o cliente. As mais comuns são a Black Friday e o Natal. Portanto, comece a planejar as ações para essas datas o quanto antes.

Dessa forma, você conseguirá lidar com um aumento de pedidos, criando ações de entrega adequadas e mantendo um bom controle do seu estoque — além de não sobrecarregar o seu setor de compras.

Dependendo do segmento no qual você atua, as datas sazonais podem ser mais usadas. Outra dica é usar datas que tenham significado para a sua marca, como aniversários de lojas.

Tudo isso ajuda a promover a sua empresa junto ao cliente, fortalecendo o laço entre marca e consumidor.

2. Divulgue corretamente a sua promoção

Vivemos em um mundo cheio de estímulos. Competir pela atenção do cliente pode ser difícil, sendo assim, garanta que a sua estratégia de vendas está sendo bem divulgada.

A divulgação deve ser feita da maneira que a marca achar mais conveniente. Redes sociais, panfletos, anúncios etc. Tudo é válido, desde que você entenda o porquê de fazer aquilo.

Por exemplo, se você precisa divulgar uma promoção para pessoas da geração Z, será que é uma boa comprar um anúncio em um jornal? Bem, a menos que seja um veículo segmentado para esse nicho, o anúncio corre o risco de ser completamente ignorado.

Como criar promoção no varejo tem um custo à empresa, é preciso pensar bem e analisar as melhores maneiras de divulgar as suas promoções — só assim elas atrairão dezenas de pessoas para a sua loja.

3. Defina o seu público-alvo

Para se comunicar corretamente, é necessário conhecer o seu público. Em muitos casos, a promoção está sendo divulgada de forma inadequada, sendo esse o motivo para resultados insatisfatórios.

Para definir o público de um produto, você pode recorrer às informações de marketing divulgadas pelo fabricante. Dependendo do que está sendo comercializado, os promotores de venda, ou os vendedores, trazem uma série de pesquisas sobre o produto. Não menospreze esses dados.

Caso isso não se aplique ao seu negócio, é sempre possível a sua empresa desenvolver esses estudos. Lembre-se de que essa missão deve ser entregue ao seu time de marketing. São esses os profissionais mais recomendados para entender o consumidor da sua marca.

4. Invista em seu PDV

Se você já teve a oportunidade de ir a uma feira de negócios, deve ter reparado o esforço que as marcas fazem para divulgar os produtos nos estandes. Isso é natural, pois em alguns casos, o metro quadrado das feiras é muito caro.

Como criar promoção no varejo é um investimento, você deve se atentar aos detalhes, pois eles fazem a diferença. O Ponto de Venda (PDV) de um item na promoção deve estar destacado dos demais produtos.

Bem iluminado, com informações sobre o produto, com os itens bem distribuídos e, se possível, com um promotor para tirar dúvidas dos clientes.

5. Utilize com cuidado as redes sociais

As redes sociais podem ajudá-lo a encher a sua loja, mas elas também podem promover crises de imagem, quando a comunicação é inadequada ou as regras da promoção são questionadas pelos usuários, por exemplo.

Como criar promoção no varejo não pode ser um tiro que sairá pela culatra, lembre-se de adequar à linguagem dos posts ao público. O mesmo vale na hora de contratar um influenciador digital para falar da sua empresa.

6. Monte combos de produtos

Oferecer descontos aos clientes que adquirirem diferentes produtos da sua loja pode aumentar o valor do ticket médio gasto. Nesse caso, monte combos que tenham a ver com as necessidades demonstradas pelo cliente, pois ele sentirá que está aproveitando uma oportunidade para solucionar um problema.

7. Calcule corretamente o valor do desconto

Existem muitos pontos que devem ser considerados na hora de chegar a um valor de desconto. Você precisa calcular o valor gasto para adquirir as mercadorias, o custo que elas geram com estocagem, as perspectivas de as vendas crescerem ou diminuírem etc.

Além disso, o lojista deve ter em mente o preço de custo do item, em relação ao preço de venda. O preço de custo é a soma de todos os valores necessários para poder vender cada unidade (fornecedor, estocagem, embalagem, entrega etc.). O preço de venda é o valor que o produto chegará ao cliente.

O desconto não pode ignorar esses valores, caso contrário, a empresa pode ter prejuízo — ainda que os itens sejam um sucesso de vendas.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre como criar promoção no varejo, que tal reunir sua equipe para planejar uma ação desse tipo? Quem sabe durante algum feriado específico?

Você também pode trocar uma ideia sobre o tema com seus colegas empresários. Compartilhe este artigo com eles e veja se eles têm mais dicas sobre o tema!

This Post Has 2 Comments

  1. Tiago Mendonça Lopes

    Gostei

  2. Tiago Mendonça Lopes

    Gostei muito bom

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