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LGPD NO VAREJO: CONFIRA AS PRINCIPAIS MUDANÇAS E IMPACTOS CAUSADOS

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nº 13.709/2018 causou mudanças relevantes para os negócios do segmento varejista. Esse setor trabalha diretamente com as informações do público, as quais são utilizadas para a criação de estratégias comerciais. Dessa forma, as novas regras impactaram as atividades do varejo de forma positiva e negativa.

Neste post, vamos apresentar as principais mudanças e impactos causados pela LGPD no varejo e explicar como essa legislação afetou as empresas. Além disso, vamos fornecer detalhes sobre a necessidade de adaptação, a construção de experiência de compra envolvente, a oferta de jornada de compra eficaz, a importância de conhecer os clientes etc.

Gostaria de saber como é possível se adaptar às mudanças causadas pela LGPD e tirar melhor proveito para seu negócio? Prossiga!

Saiba como a LGPD afetou as empresas do varejo

A LGPD entrou em vigor em agosto de 2020 e afetou os empreendedores do setor varejistas, já que todos tiveram que fazer investimentos para aumentar a segurança dos dados de seus clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores. A adaptação exigiu modificações nos sistemas informatizados, bem como a contratação de profissionais especializados em Tecnologia da Informação (TI).

Os serviços foram contratados para garantir que os dados das pessoas físicas estarão protegidos contra o vazamento que pode ocorrer por falha das tecnologias, invasão de terceiros mal intencionados ou erro humano. A legislação prevê multas, as quais serão aplicadas pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD.

Entenda a importância a adaptação à LGPD

Apesar de a aplicação das sanções administrativas estarem suspensas até o mês de agosto de 2021, a LGPD já está produzindo efeitos jurídicos. Portanto, os varejistas que não se adaptarem com urgência serão responsabilizados judicialmente por descumprir as novas normas. Vários processos já foram recebidos pelo Poder Judiciário que está proferindo decisões a favor dos consumidores.

Os empreendedores que não estão cumprindo os novos comandos legais estão sendo condenadas pela Justiça ao pagamento de indenizações por danos morais. Já existem decisões que desfavorecem as empresas, as quais divulgaram os dados de seus clientes aos seus parceiros comerciais do ramo varejista. Além do mais, alguns empreendimentos foram condenados ao pagamento de lucros cessantes e danos materiais.

Conheça os impactos da LGPD no varejo

Inicialmente, os empreendedores do varejo precisam ter cuidado ao formar parcerias com outros empresários que compartilham dados de pessoas físicas. É necessário cobrar dos parceiros o termo de consentimento que deve ter sido assinado pelo consumidor com a permissão do compartilhamento de suas informações. Esse documento pode ser por escrito e impresso, ou ainda enviado por e-mail ou formulário online.

Conhecer os clientes

Os varejistas precisam conhecer os seus clientes e informá-los sobre as formas de tratamento que serão aplicadas aos dados. Os dados tratados serão as informações políticas e filosóficas, a orientação sexual, religião, etnia, histórico e preferência de compras, número de cartão de crédito, idade, e-mail, nome, Cadastro de Pessoa Física (CPF), endereço, entre outros.

Construir uma experiência de compra envolvente

A construção de uma ótima experiência de compras para os clientes é essencial para o sucesso dos varejistas. É ela que compõe as impressões que levam os consumidores a comprar serviços ou produtos e permanecer fiéis aos estabelecimentos ou marcas. O sentimento de ser bem atendido poderá gerar indicações para amigos, conhecidos e familiares.

Oferecer uma jornada de compra eficaz

Para ter um empreendimento bem-sucedido no ramo do varejo, é indispensável contar com uma jornada de compra estruturada. Consequentemente, o varejista conseguirá criar estratégias para o crescimento dos negócios se realmente considerar todos os fatores e compreender as perspectivas dos seus clientes. O empreendedor que entende quem é o seu público-alvo consegue aumentar as vendas.

Enfim, agora você já sabe um pouco mais sobre a aplicação da LGPD no varejo! A adaptação da sua empresa às mudanças exigidas pela nova legislação depende também da aquisição de sistemas ou softwares que garantam a segurança dos dados das pessoas envolvidas com os negócios. Uma solução tecnológica poderá oferecer outros benefícios aos empreendedores.

Gostou do conteúdo? Então leia o nosso próximo artigo sobre segurança da informação para empresas de varejo: qual é a importância?

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