Lançamento Do Produto No Varejo

Lançamento do produto no varejo: quais as melhores estratégias?

O varejo precisa estar em constante busca por diferenciais e fatores que chamem a atenção dos consumidores. Uma das possibilidades é o lançamento de produto, estratégia que pode impulsionar as vendas e até aumentar o lucro mensal do negócio.

Para chegar a esse patamar, é preciso fazer um bom planejamento. Sem passar por essa etapa, a iniciativa pode ser falha e chega a gerar prejuízos, quando os produtos ficam encalhados no estoque.

Como evitar problemas e aumentar a chance de sucesso da empreitada? Vamos apresentar algumas dicas valiosas neste post. Acompanhe!

O que é preciso saber antes de lançar um produto?

As vendas do varejo apresentaram alta nos primeiros sete meses de 2019. No período, o crescimento foi de 1,2%, quando comparado a 2018. Apesar do aumento nas negociações, a competitividade do mercado exige que as lojas tragam diferenciais, a fim de chamar a atenção dos consumidores.

É o que o lançamento de produtos faz. Quando você realiza esse processo de forma planejada, tem mais chance de direcionar suas ações e atrair os clientes adequados. Para isso, é preciso seguir algumas dicas.

Conheça bem o público

Os clientes potenciais do seu estabelecimento quais ações de marketing são mais eficientes. Para conhecer o público, é importante responder às seguintes perguntas.

  • O que seu cliente procura na loja?
  • Onde as compras são feitas, geralmente? E com qual frequência?
  • O que é mais importante para o público: qualidade ou preço?

Defina metas

Ao definir as metas, converse com a equipe de vendas para conhecer suas dificuldades e saber se eles estão sobrecarregados. Lembre-se ainda de se basear na realidade e em objetivos concretos, a fim de motivar os colaboradores. Por isso, antes de lançar o produto, veja o percentual de crescimento esperado, a capacidade produtiva dos colaboradores e as estratégias disponíveis para atingir os resultados.

Estabeleça o preço

O produto a ser lançado deve estar dentro da faixa de preço esperada pelos clientes. Faça uma pesquisa e confira diferentes alternativas para posicionar a mercadoria, conforme as expectativas do consumidor.

Quais são as melhores estratégias para lançamento do produto no varejo?

As dicas anteriores precisam ser concretizadas na estratégia de lançamento do produto. Aqui, você precisa considerar diferentes ações, desde a colocação da mercadoria nas prateleiras até sua divulgação. Achou muito confuso? Veja o que fazer!

Invista no atendimento

O mau atendimento gera perdas de clientes e vendas, porque o consumidor opta pela concorrência. Para evitar esse problema, invista em uma boa relação. Os vendedores devem estar disponíveis e serem proativos e educados. A personalização também é fundamental. Por isso, vale a pena criar um manual de boas práticas.

Tenha ideias criativas

O produto lançado precisa agregar valor ao cliente. Ter ideias criativas é uma forma de incentivar essa sensação. Por exemplo, um supermercado pode criar oficinas culinárias para mostrar como o alimento é utilizado no dia a dia.

A ideia é chamar a atenção, mesmo que o consumidor não compre nada em um primeiro momento. Vale a pena observar as ações da concorrência e encontrar um diferencial para seu negócio.

Use as mídias sociais

A divulgação por meio das mídias sociais ajuda a atrair os clientes certos. Veja onde seu público está, por exemplo, Instagram, Facebook, WhatsApp etc. Em seguida, faça um calendário de postagens e ofereça conteúdos relevantes, que mostrem como o produto lançado é importante para resolver os problemas do dia a dia.

Use ainda postagens mais amplas, para atrair os usuários. Por exemplo, se o produto é um tempero, seu supermercado pode mostrar tipos de temperos diferenciados, como usar temperos na comida, de que forma fazer um jantar temático etc.

Qual a importância da divulgação e da tecnologia?

A divulgação é fundamental para que seu cliente e os potenciais consumidores saibam que você lançou um produto e ele já está disponível. Junto a isso, a tecnologia contribui para a venda. Por exemplo, um terminal de consulta mostra qual é o preço atualizado do item.

Por outro lado, um sistema facilita a busca por um produto na loja e agiliza a frente de caixa, o que torna o atendimento mais rápido e preciso. Todos esses fatores interferem na satisfação dos clientes e ajudam a garantir um bom lançamento de produto, com vários negócios fechados.

E você, gostou de saber como lançar um produto com eficiência? Aproveite para conhecer 14 equipamentos de loja para melhorar a produtividade e garanta a fidelização dos clientes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *