Mix De Produtos

Saiba como definir o mix de produtos para sua gestão de estoque

“Empreender é um desafio”. Já ouviu essa frase? Se você está começando sua jornada, deve ter percebido que há muitos detalhes a serem analisados, entre eles a escolha do mix de produtos ideal para o seu negócio.

Seja qual for o ramo em que você atua, a definição dos produtos que serão colocados à venda é fundamental para o seu sucesso. Afinal, o cliente precisa encontrar exatamente o que busca.

Como esse processo gera muitas dúvidas, decidimos trazer para o blog um conteúdo com dicas e informações que ajudarão você a definir o mix de produtos e facilitarão a gestão do estoque. Confira!

O que é o mix de produtos?

O mix de produtos nada mais é que a variedade de mercadorias vendida por uma empresa. Ou seja, tudo aquilo que é colocado à disposição do cliente, visando satisfazer suas necessidades e proporcionar uma boa experiência de compra.

Imagine que você tenha um pequeno supermercado de bairro. Nesse caso, seu mix de produtos pode conter itens diversos, como arroz, feijão, carnes, frutas, verduras e bebidas. Vale lembrar que pode existir uma variedade de marcas também.

Dentro do setor varejista, a definição do mix influencia diversos processos e, claro, os resultados da empresa. Isso porque a escolha certa do produto a ser colocado nas prateleiras pode atrair, fidelizar consumidores e simplificar a gestão de estoque.

Como montar o mix de produtos ideal?

A partir de hoje, sempre que você ouvir falar em mix de produtos, lembre-se da palavra “variedade”. Afinal, um bom catálogo precisa ter diversas opções.

Mas, atenção! Quantidade não é sinônimo de qualidade e a escolha desses itens não pode ser feita de qualquer forma. É fundamental ter estratégia e planejamento nesse momento e seguir algumas regras. Quer saber quais são? Acompanhe!

Conheça seu público-alvo

O objetivo de qualquer empresa varejista é vender bem, certo? Para isso, é necessário atender às demandas do mercado e garantir que o cliente encontre exatamente o que precisa.

Diante disso, podemos dizer que conhecer o público-alvo é a forma mais segura de montar um mix de produtos adequado. Quando você entende as preferências e necessidades dos seus clientes, consegue planejar e estruturar um mix coerente e atrativo.

Como fazer isso? Invista em pesquisas de mercado, observe o perfil dos consumidores, ouça os feedbacks recebidos e procure inovar.

Observe a concorrência

O mix de produtos da concorrência pode servir de orientador para que você monte o seu. Entenda que não estamos falando de uma cópia, mas de uma referência sobre aquilo que é consumido pelo seu público.

Perder vendas para o concorrente por falta de um produto no estoque não é nada positivo. Portanto, não ignore aquilo que é colocado nas gôndolas das outras empresas.

É importante destacar que esse tipo de análise serve apenas como referência, pois outros aspectos precisam ser avaliados na hora de montar seu mix de produtos, como o perfil de seus clientes, a região em que seu negócio está localizado e as negociações com os fornecedores.

Considere os custos com estoque

Não há como falar de mix de produtos sem citar a gestão do estoque, visto que os itens precisam ser armazenados antes de serem colocados nas prateleiras.

Em geral, trabalhar com um estoque equilibrado é a estratégia mais eficiente para evitar o desabastecimento. Já pensou precisar fazer uma compra emergencial sempre que algum item acabar? Isso poderia prejudicar suas vendas e gerar insatisfação no cliente.

No entanto, seu estoque não pode ser grande demais — o que exige um alto investimento, pode gerar perdas e imobiliza capital — e nem pequeno demais. Sendo assim, ao definir quais produtos serão vendidos, considere quanto gastará com reposição, transporte e armazenamento.

Observe as vendas e atualize o mix

O mix de produtos não é imutável. Pelo contrário, ele pode ser modificado ao longo do tempo para se adequar às demandas do mercado.

As vendas de um determinado item estão acima do esperado? Um produto não teve boa aceitação? Tudo isso precisa ser monitorado e analisado com muita atenção.

Em certas situações, é preferível focar em determinadas mercadorias e excluir outras de seu portfólio. O ideal é sempre contar com itens que façam sentido para a empresa e que contribuam para o aumento do faturamento.

Como um software eficiente pode ajudar você?

Tecnologia e varejo caminham lado a lado, e isso independe do porte ou área de atuação da empresa. Aliás, a automação de processos é amplamente defendida no universo empresarial, pois facilita o cotidiano do empresário e evita que ele cometa erros.

No que se refere ao mix de produtos e à gestão de estoque, é importante entender o papel de um software eficiente. Os famosos ERPs são sistemas completos que fazem toda a diferença na gestão de uma empresa. Com eles, é muito mais simples e rápido montar um mix de produtos e monitorar a performance de cada produto.

Você não precisará conferir os dados de cada venda ou fazer uma gestão manual. O software registra tudo o que é importante, entregando relatórios que facilitam seu dia a dia e ajudam você a decidir com segurança quais itens merecem ser vendidos pelo seu negócio.

Como isso acontece? Sempre que um novo produto chega ao estoque, ele é cadastrado no sistema. Isso aumenta a sua visibilidade sobre a quantidade de itens existentes e informa o momento certo de fazer a reposição. Assim, jamais faltarão produtos nas prateleiras!

Além disso, sempre que um item é vendido, o programa faz a baixa automática no registro do estoque e otimiza seu fluxo de caixa. Você tem total controle sobre as vendas, com informações atualizadas e muito mais precisas do que teria em uma gestão manual e sem o apoio da tecnologia.

Conseguiu entender o que é o mix de produtos? Como vimos, a definição da variedade de itens que será vendida em sua empresa é uma das decisões mais importantes a serem tomadas. Mas o desafio não para aí! Depois de montar seu catálogo de produtos, é fundamental gerenciar o estoque com eficiência e garantir que o cliente encontre o que precisa nas prateleiras. Para isso, você pode contar com o auxílio de um bom ERP!

Mas, afinal, o que não pode faltar em um sistema de gestão para o varejo? Entenda o que o bom software de varejo deve oferecer!

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