Confira5dicasdeouroparamelhoraropdveaumentarasvendas

Confira 5 dicas de ouro para melhorar o PDV e aumentar as vendas

O Ponto de Venda (PDV) é peça-chave para as estratégias de muitas empresas varejistas — inclusive aquelas que também vendem pela internet. Por isso, melhorar o PDV precisa ser uma ação contínua do empresário.

É comum que algumas lojas se deixem levar pela força de sua marca, acreditando que bons preços são suficientes para fazer com que a empresa continue chamando a atenção dos consumidores. Mas só isso não basta.

Hoje em dia, é necessário competir pela atenção das pessoas. O grande desafio das lojas físicas tem sido mostrar que elas também conseguem ser modernas e ágeis.

Pensando nisso, decidimos publicar algumas dicas para ajudar você na tarefa de fazer com que o seu negócio seja sempre referência em qualidade quando o assunto for PDV. Vamos lá?

1. Crie um ambiente agradável

Climatização, locais para se sentar, estrutura adequada para provar os produtos, iluminação, música ambiente etc. são alguns aspectos que tornam o PDV mais interessante para o consumidor. Por mais talentoso que seja o vendedor, ele não conseguirá fazer o seu trabalho se o ambiente não for confortável.

Pesquisas de opinião e funcionários atentos aos clientes podem indicar as correções que poderão ser feitas na sua loja.

2. Use a decoração a seu favor

Projetos de iluminação podem fazer com que a sua empresa se destaque em relação aos concorrentes. É verdade que esse pode ser um investimento elevado, mas em tempos tão competitivos, uma ação como essa pode fazer a diferença.

Em datas sazonais, como Natal, um bom projeto de decoração e iluminação é capaz de transformar a sua loja em uma atração do bairro!

3. Invista em marketing de guerrilha

Se você estiver disposto a atrair todos os olhares para a sua empresa, pode recorrer ao marketing de guerrilha. Nessa estratégia, a empresa aposta em ações ousadas, variando de acordo com o mercado no qual a empresa atua.

Não entendeu? Então, vamos a um exemplo. Você se lembra da novela Belíssima (TV Globo)? No primeiro capítulo da trama, várias modelos desfilam pela cidade de São Paulo usando as peças da marca fictícia. Na novela, a empresa chama a atenção da mídia e ganha destaque nos jornais de graça. Essa situação exemplifica bem o conceito de marketing de guerrilha.

No entanto, lembre-se de que esse tipo de ação precisa ser bem estudada e desenvolvida, considerando as características do seu público-alvo. Só assim ela se converterá em benefícios para melhorar o PDV.

4. Crie uma fachada que informe

A fachada da sua loja deve carregar a personalidade da marca. Além disso, ela precisa informar o cliente sobre as características principais da empresa, como o que se vende naquele local.

Algumas empresas fazem um PDV com pouca informação, acreditando que a pessoa entrará no local para verificar o que se vende ali. Trata-se de uma estratégia arriscada.

5. Fique de olho na concorrência

Monitorar as mudanças que os concorrentes fazem pode indicar caminhos e tendências de mercado. Não se trata de imitá-los, mas de tentar entender as novas estratégias do setor em que sua loja está inserida.

Melhorar o PDV envolve os cuidados básicos que todo empresário deve ter, como escolher o endereço adequado e ter infraestrutura mínima para atender ao público. Mas, acredite, como vimos neste artigo, essa estratégia vai além do básico.

Que tal continuar aprendendo conosco? Temos um artigo que mostra quatro dicas para aumentar o seu ticket de vendas! Acesse agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *