60 Automação No Varejo Saiba Qual A Importância E Como Implementar

Automação no varejo: saiba qual a importância e como implementar

Se você gosta de filmes ou novelas de época, já deve ter reparado na diferença dos comércios retratados nessas tramas para os do nosso tempo, não é mesmo? Muita coisa mudou nas últimas décadas — e segue mudando a uma velocidade acelerada, graças a tecnologias como a automação no varejo.

Mas, por que falar do passado sendo que o tema deste artigo é a tecnologia? A resposta é simples: para que você perceba que, gostando ou não, o tempo passa — e é melhor aceitar isso, se preparando para essas mudanças. Caso contrário, a sua empresa pode se tornar cenário de filme de época.

Sabemos que o tema “automação no varejo” ainda gera dúvidas. Por isso, decidimos publicar este artigo. Vamos aprender juntos a entender o futuro?

O que é automação no varejo?

Automatizar uma tarefa significa usar a tecnologia para desempenhar uma ação. Essa tecnologia pode ser desempenhada por meio de máquinas softwares ou ambos.

Nas décadas passadas, a automação ocorria a um ritmo mais lento. A cada novidade tecnológica, a empresa se adaptava. Foi assim com a popularização dos telefones, dos pagers, dos computadores e celulares, por exemplo.

Contudo, nos últimos anos, com o avanço da internet, esse processo se acelerou, exigindo mais agilidade das empresas — afinal de contas, a concorrência agora é global.

De acordo com a Associação Brasileira de Automação-GS1, o nível de automação na economia brasileira cresceu 4% entre os anos de 2018 e 2019. O crescimento para os próximos anos tende a ser maior, devido à pandemia de COVID-19.

Uma reportagem do The New York Times, citada pelo Uol, mostra que a necessidade de manter o isolamento social fez crescer a procura por processos de automação na economia norte-americana. Nos EUA, tarefas que exigiam a presença de humanos nas ruas, como a coleta de materiais recicláveis, ficaram a cargo de robôs, por exemplo.

No varejo, houve um aumento na procura por entrega de produtos. Isso fez com que grandes marcas, como a Magalu, crescessem durante esse período. Nos primeiros 20 dias do mês de maio, as vendas dessa marca aumentaram 46%, em relação ao mesmo período de 2019.

Isso pode fazer com que pequenas empresas pensem que a automação no varejo está disponível apenas para os grandes players do mercado. Será que isso é verdade?

Automação no varejo só existe para as grandes marcas?

A resposta curta é não. Automatizar tarefas é possível a empresas de todos os segmentos e portes — e pode ajudar no processo omnichannel dos varejistas. O objetivo do omnichannel é reduzir a jornada de compra dos clientes, fazendo com que todos os canais de comunicação operem de forma conjunta e com sinergia, como se fosse apenas um.

É isso que diferencia o omnichannel do multichannel. No multichannel, o lojista tem vários canais de vendas diferentes, todos operando de maneira independente. Unir esses canais, de forma que consigam superar suas particularidades, para trazer lucro à empresa, exige automação, uma vez que se torna necessária uma ampla análise de dados para definir as estratégias que serão adotadas.

Quais os benefícios na automação do varejo?

Pagamentos mais seguros

A automação no varejo fica bem perceptível quando as transações financeiras são o assunto. Os aplicativos e bancos digitais fizeram com que os processos de pagamentos ficassem mais ágeis e seguros.

Essa automação ocorreu no setor financeiro e foi rapidamente integrada às lojas. Não houve necessidade de os empresários criarem sistemas próprios, com o objetivo de concorrer com o Paypal, por exemplo.

Incluir a automação de pagamentos no varejo também ajuda as lojas a reduzirem os riscos de golpes virtuais ou invasões em seus bancos de dados, uma vez que as grandes marcas de transações financeiras digitais investem pesado no combate aos ciberataques.

Ganho de eficiência

A automação gera eficiência, uma vez que os processos passam a ser realizados de forma precisa, devido à programação. Isso faz com que a quantidade de erros caia, reduzindo a necessidade de retrabalho e melhorando a imagem da marca junto ao público.

Análise de dados

Atualmente, todos os passos do consumidor em sua jornada de compra podem ser analisados. A análise de métricas é fundamental no marketing digital, no atendimento ao cliente e nos processos relacionados à logística, por exemplo.

No passado, sempre que a marca precisava criar um plano estratégico relacionado a essas áreas era preciso recorrer às pesquisas de opinião ou a demoradas análises de mercados. Hoje não. Basta ler os relatórios gerados pelos softwares de gestão que gerenciam esses processos.

Dessa forma, os gestores têm ao seu dispor, dados confiáveis, criados de forma rápida e que conseguem mostrar um cenário atual do negócio. A análise de dados é peça-chave dentro da administração de empresas e ela só é possível quando o empreendimento automatiza seus processos internos.

Integração de processos

Se você quer integrar seus processos de venda on e offline, será necessário investir em automatização no varejo. É comum que lojistas acreditem que apenas o e-commerce merece essa atenção, mas com o comportamento do consumidor cada vez mais digitalizado, os processos offline também pedem investimentos em modernização.

Padronização de operações

Ainda que se esforce, é muito difícil que uma empresa consiga padronizar processos manuais. Sempre que há uma mudança de liderança, supervisão ou time, os processos também mudam. Isso é natural, já que cada pessoa trabalha de uma forma — ainda que desempenhem a mesma função.

Com a automatização, isso não ocorre. Em todas as filiais de um grupo, os processos serão feitos da mesma maneira. Isso torna a operação mais organizada e segura e permite a integração rápida de colaboradores à empresa.

Como vimos, a automação no varejo é capaz de levar um negócio antigo a um novo patamar, preparando-o para todos os desafios que virão. Iniciar essa digitalização o quanto antes é fundamental, pois reduz os problemas relacionados à adaptação e faz com que o negócio tenha mais tempo para recuperar o valor investido nessa operação.

Por isso, convidamos você para conversar sobre esse assunto conosco. Nossa equipe pode ajudá-lo a entender como a automação no varejo pode ser aplicada dentro da sua empresa.

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