Previsão De Fluxo De Caixa

Saiba agora como fazer uma previsão de fluxo de caixa eficiente

Você tem dificuldades para fazer a previsão de fluxo de caixa de sua empresa? Apesar de ser fundamental para a sobrevivência de um negócio, muitos gestores e empresários têm dúvidas sobre esse processo. A falta de visibilidade sobre as finanças é um sério problema e prejudica o crescimento da empresa. Por esse motivo, decidimos produzir um artigo com dicas e informações valiosas sobre o tema.

Quer aprender a fazer uma estimativa eficiente de entradas e saídas de dinheiro em seu negócio e entender os impactos positivos dessa prática? Basta ler este post até o final!

O que é e para serve a previsão de fluxo de caixa?

A previsão de fluxo de caixa é o processo que, com base em estimativas, faz uma projeção dos valores que podem entrar e sair dos caixas da empresa em um determinado período. Portanto, essa prática analisa dados e informa o empresário sobre suas despesas e receitas no futuro — nos próximos seis meses ou ano, por exemplo.

Essa é uma prática indispensável para o equilíbrio financeiro empresarial. Ela tem diversas funções, entre elas:

  • ajudar o empresário a tomar decisões;
  • evitar a inadimplência do negócio;
  • garantir o planejamento adequado de investimentos;
  • repor estoques com mais inteligência;
  • facilitar o crescimento sustentável da empresa.

Qual a diferença entre a previsão de fluxo de caixa e o fluxo de caixa?

Para que não restem dúvidas sobre o conceito, é interessante que você saiba que a previsão do fluxo de caixa não é a mesma coisa que o fluxo de caixa propriamente dito.

Como vimos, o primeiro faz uma projeção para o futuro, ou seja, informa como será o faturamento e os gastos do negócio em um período que ainda virá. Já o fluxo de caixa usa dados atuais, isto é, entradas e saídas que já aconteceram para demonstrar a atual situação do negócio.

Como fazer uma projeção de fluxo de caixa eficiente?

Depois dessas informações iniciais, podemos apresentar os passos para uma projeção de fluxo de caixa eficiente. Você verá que são dicas simples e fáceis de serem colocadas em prática, mas muitas vezes esquecidas ou ignoradas.

Quer aprender a superar esse desafio e conquistar grandes resultados em seu varejo? Confira!

Defina os elementos essenciais

Para fazer uma boa previsão de fluxo de caixa, você precisa definir alguns elementos essenciais. Em outras palavras, seu fluxo de caixa deve ser organizado e você precisa estar atento a alguns detalhes, como:

  • saldo total em caixa;
  • despesas fixas e variáveis;
  • entradas, considerando as que são previsões e as já foram concluídas;
  • tempo entre um recebimento e outro;
  • planejamento de contas.

Atualize as informações

Só se faz uma projeção de fluxo de caixa eficiente com dados atualizados em mãos. Afinal, é preciso ter uma visão bem realista da atual situação da empresa para conseguir estimar receitas e despesas futuras. Nesse caso, é importante ter em mãos, por exemplo, a relação das vendas e parcelamentos já realizados, tanto no cartão de crédito quanto no crediário.

Estime suas vendas

Quanto você espera vender nos próximos meses? Essa é mais uma definição importante para a previsão do fluxo de caixa. A maneira mais segura e estratégica de se obter essa informação é usando o seu histórico de vendas. Não se esqueça de levar em consideração o aumento do movimento em datas sazonais, como o Carnaval, a Páscoa e o Natal.

Conheça os prazos para recebimento das vendas

Imagine que você seja proprietário de um supermercado e que ofereça aos seus clientes a possibilidade de pagar as compras com o cartão de crédito. Quando isso acontece, é essencial ter um controle preciso sobre os prazos em que esse dinheiro cairá em sua conta.

Perceba que, apesar de a venda já ter sido concluída, os recebimentos serão classificados como previsões. Ter em mãos esses dados ajuda a planejar melhor sua atuação e a evitar frustrações.

Estime seus gastos

Assim como a estimativa de vendas, é preciso fazer uma previsão de gastos. Afinal, o fluxo de caixa é composto por receitas e despesas, não é mesmo? Nesse cálculo, é importante considerar todas as saídas da empresa, como gastos fixos e variáveis e outros que sejam prováveis durante o período em análise, como o pagamento de taxas, impostos e um possível empréstimo.

Não se esqueça de estimar o investimento no estoque, pois isso mantém seu negócio ativo e competitivo. Lembrando que registros de anos anteriores ajudam a fazer essa estimativa com mais precisão.

Conte com a ajuda da tecnologia

Por fim, conte com o auxílio da tecnologia. Isso mesmo! Fazer uma projeção de fluxo de caixa manualmente pode ser uma tarefa complexa, demorada e arriscada. Porém, um software torna tudo mais simples.

Automatizar cálculos e o controle financeiro de sua empresa é uma decisão inteligente. Além de reduzir o risco de erros, você amplia sua visibilidade e dedica seu tempo a outros aspectos relevantes para o seu sucesso, como a busca por um diferencial competitivo.

Qual o papel da tecnologia nesse tipo de previsão?

Você ainda faz uso de planilhas e cadernos de anotação em sua empresa? Estamos na era digital e essa prática já não é mais aconselhada. Conforme mencionamos, os processos manuais são lentos e, infelizmente, aumentam as chances de falhas e retrabalho em suas projeções de fluxo de caixa. Por isso, a tecnologia ganha destaque e deve ser sua grande aliada.

Atualmente, é possível contar com sistemas especialmente projetados para o controle financeiro e a gestão do negócio. Eles reúnem todas as informações necessárias em um só lugar e auxiliam na tomada de decisão, permitindo o desenvolvimento saudável da empresa.

A S&I Automação tem a solução certa para o seu negócio. O software Varejo Fácil, por exemplo, tem tudo o que você precisa para crescer. Simples de ser instalado e usado, ele permite o monitoramento da empresa em tempo real e em qualquer dispositivo — até mesmo pelo smartphone.

Conseguiu sanar suas dúvidas sobre a previsão de fluxo de caixa? Essa estratégia pode gerar impactos positivos em seu dia a dia, mantendo seu negócio no caminho do crescimento saudável e planejado. Em um mercado repleto de bons concorrentes, a organização financeira é um diferencial. Por isso, coloque já em prática tudo o que aprendeu!

Quer conhecer melhor as soluções que a S&I Automação tem para você? Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *