Planejamento De Compras No Varejo

Planejamento de compras no varejo: confira o passo a passo ideal

Uma das atividades mais importantes em um negócio é planejar bem os pedidos de mercadorias. Afinal, você já deve ter percebido o quanto é incômodo ter estoque parado, com produtos envelhecendo e ocupando espaço, não é mesmo? Essa situação não é apenas frustrante, mas tem como principal consequência o prejuízo.

É por isso que o planejamento de compras no varejo é tão importante. Ele envolve prever de forma acertada a quantidade de cada mercadoria que deverá ser pedida, de forma a atender às necessidades da loja até o próximo ciclo de fornecimento. Mas a grande questão é: como fazer isso?

Continue a leitura e confira nossas dicas para um bom planejamento de compras no varejo!

Controle o histórico de vendas

Os pedidos de mercadorias não podem ser feitos com base em suposições. É claro que é possível observar e descobrir certos produtos que saem mais do que outros, mas esse tipo de observação não se baseia em dados exatos.

Por isso, é importante ter um controle do histórico de vendas, de modo que você saiba quantas unidades de cada produto são vendidas por dia, por semana ou por mês. Isso ajuda a definir a quantidade de cada item a ser pedida, de modo que o estoque não passe pelo problema de falta ou sobra de mercadorias.

Preveja as vendas

Agora é hora de prever como as vendas serão até que você faça compras novamente e o histórico é fundamental nesse momento. Mas é claro que não se pode esperar que os números se repitam no próximo período. Afinal, se você realizar uma ação de marketing voltada a certo produto ou grupo de produtos, tais itens, naturalmente, terão uma maior saída.

Por outro lado, o histórico de vendas pode indicar algum produto que teve uma boa saída, mas talvez isso tenha ocorrido em função de alguma data comemorativa ou determinada ação de marketing. Por isso, leve em conta essas variáveis para pedir só o que realmente for necessário.

Monitore o estoque

Além de monitorar as vendas e planejar os próximos pedidos, é importante dar atenção também ao estoque atual. Analise-o e verifique se há itens que precisam ser liquidados. Afinal, alguns podem estar envelhecendo, o que acabará gerando prejuízo.

Sendo assim, avalie a possibilidade de fazer promoções e talvez até de montar combos de produtos. Ações como essas vão ajudar a aumentar o caixa, o que será útil na compra de itens novos.

Como você pode perceber, é possível fazer um bom planejamento de compras. Com o controle do histórico de vendas e o monitoramento do estoque, por exemplo, é possível contar com informações que vão ajudar na hora de fazer os pedidos.

Mas é claro que fazer isso manualmente seria um desafio imenso. Por isso, para fazer o planejamento de compras no varejo, é fundamental contar com a tecnologia. Há softwares de automação comercial que ajudam não só a controlar as vendas como também monitorar o estoque, além de atenderem a uma série de outras necessidades da sua loja.

Já que estamos falando sobre evitar prejuízos, que tal continuar se informando sobre o assunto? Confira algumas maneiras de se prevenir contra perdas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *