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Planejamento logístico: saiba como fazê-lo corretamente

As lojas que visam à excelência investem no setor de logística para a garantia de bons resultados. O uso de ferramentas atuais e estratégias no planejamento logístico promovem agilidade e eficiência aos empreendimentos. A redução de custos de armazenagem e de produção eleva a velocidade de entrega dos produtos, o que aumenta a competitividade.

Neste post, vamos explicar o que é um planejamento logístico, como funciona e como fazê-lo. Além disso, vamos abordar a importância da emissão de Nota Fiscal para transporte de mercadoria, controle de estoque, entrada e saída de produtos. Gostaria de saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e descubra como investir em logística integrada e garantir a eficiência no transporte de cargas.

Entenda o que é planejamento logístico

Trata-se da criação de métodos inovadores e estratégias a fim de otimizar processos, eliminar despesas e melhorar os resultados. Para ter um excelente planejamento logístico, será necessário oferecer a entrega rápida de produtos de baixo custo e boa qualidade aos seus clientes.

Essa ação é voltada à identificação e entendimento das variáveis que influenciam o funcionamento das atividades de uma empresa. Ela envolve o uso de recursos para a coordenação de diversas técnicas e recursos, como trânsito, imprevistos, estrutura, custos, entre outros, fundamentais para o aprimoramento das operações logísticas.

Saiba como ele funciona

O planejamento logístico apresenta 3 níveis diferentes. O operacional se refere à realização de tarefas e processos repassados pelo gestor, sendo que os resultados serão colhidos em forma de análises e métricas para criar um ciclo de operações.

O estratégico trata dos planejamentos mais relevantes que estejam de acordo com a missão da loja, servindo para a preparação dos fluxos de processos os quais serão incluídos na gestão da cadeia de suprimentos. Já o nível tático trata das metas traçadas pelos departamentos de marketing, vendas, compras etc.

Essas etapas englobam armazenagem, movimentações seguras, estoque, transporte etc., e os gestores que pensam em estratégias para o departamento logístico transformam os objetivos da alta direção em ações que devem ser seguidas pelos operadores. Esses profissionais são responsáveis pela satisfação dos clientes e pela entrega de produtos com valor agregado, precisão e tempo reduzido.

Tudo isso acontece quando se prepara adequadamente os fluxos dos processos e eles são incluídos na cadeia de fornecimento, considerando desde o pedido de matéria-prima até a entrega da mercadoria ao cliente. Quando se mantém o foco em otimizar processos que exigem cuidados e planejamento, ótimos resultados são alcançados.

Conheça a importância da emissão de notas fiscais

A emissão desses documentos para transporte de mercadoria é importante para que os produtos cheguem ao destino com segurança e para auxiliar no controle de estoque. Elas facilitam o registro de saída e entrada de produtos para a posterior análise dos dados e criação de estratégias de gestão para a área de compras no varejo.

Confira como fazer um bom planejamento logístico

A eficiência do planejamento logístico é um desafio para os gestores que pretendem manter os níveis de produtividade e elevar a competitividade. No entanto, é possível alcançar a excelência por meio de capacitação e treinamento das equipes de trabalho, da aquisição de tecnologias e da contratação de bons fornecedores e outras medidas. Veja a seguir quais iniciativas são fundamentais para uma boa execução.

Otimizar a gestão do estoque

A implementação de um planejamento logístico exige dos gestores a compreensão da logística a partir de uma visão integrada e estratégica que considere a realidade da organização. O primeiro passo a ser dado é otimizar a gestão do estoque por meio da utilização de recursos humanos e técnicos, além de contar com ferramentas tecnológicas inovadoras.

O controle de estoque deve ser a prioridade. Para isso, deve-se definir qual é a quantidade apropriada de mercadorias disponíveis para venda e manter um fácil acesso a elas. Por exemplo, ter muitas unidades estocadas de produtos que não têm muita demanda não é vantajoso para os lojistas devido aos custos de armazenagem, às dificuldades de encontrar espaço, bem como às possibilidades de avarias e vencimento dos itens.

Porém, contar com níveis reduzidos de mercadorias também é perigoso, porque haverá o risco de não atender à demanda, gerando perda de vendas e prejudicando a imagem da empresa. Imagine que um cliente vai ao seu estabelecimento, mas não encontra o produto que deseja. Provavelmente, ele vai buscá-lo na concorrência.

Para que o estoque seja mantido em boas condições, sem excesso e falta de mercadorias, o ideal é investir em um sistema de gestão que automatize vários processos, liberando os profissionais para ações mais estratégicas.

Investir em logística integrada

A logística integrada contribui com o funcionamento das lojas porque mantém a comunicação rápida entre os setores e permite que informações sobre o fluxo produtivo sejam colocadas ao alcance dos colaboradores e gestores. A rotina organizacional é facilitada, já que vários aplicativos e programas auxiliam com a centralização e coordenação das atividades.

As ferramentas de gestão logística possibilitam o controle dos mais variados departamentos da empresa, agilizam a tomada de decisão, colaboram com a retenção de talentos e estimulam a proatividade dos times de funcionários. As equipes se sentem mais motivadas e apresentam uma performance excelente, algo que acelera o alcance das metas.

Garantir a eficiência no transporte de cargas

Ao planejar a logística de uma loja, o gestor define como os produtos serão transportados para que cheguem rapidamente às diversas regiões do país. Para um transporte de cargas eficiente é crucial atender às expectativas e exigências dos consumidores, cumprir os prazos de entrega e preservar a qualidade das mercadorias.

Fazer parcerias com bons fornecedores

Isso também faz parte do planejamento logístico, afinal os fornecedores são os responsáveis pela entrega de insumos e produtos adquiridos de outras empresas ou indústrias e não podem falhar no cumprimento dos prazos. Antes de fechar um contrato, verifique se as mercadorias são de boa qualidade, se é possível negociar preços e manter a transparência.

Agora você já sabe como fazer corretamente o planejamento logístico. Fique atento aos aspectos fiscais e legais sempre que fizer negociações com outras empresas e proteja-se de vários problemas tendo um relacionamento saudável com todos os tipos de clientes, fornecedores e parceiros. Aplicando todas essas dicas, a máxima eficiência estará garantida!

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