64 Gestão De Delivery Entenda O Que é E Como Fazer Em Seu Negócio

Gestão de delivery: entenda o que é e como fazer em seu negócio

Foi-se o tempo em que apenas a pizza era entregue por delivery. Empresas como Amazon, Magalu e Americanas.com ajudaram a popularizar a entrega em domicílio de uma série de produtos. Contudo, o que chama a atenção dentro dessas companhias é o fato delas serem ótimos exemplos de gestão de delivery. Você já ouviu falar desse conceito?

A gestão de delivery é um planejamento que visa tornar esse processo viável dentro de um negócio, pois nem sempre o serviço de entregas fazia parte da rotina da marca.

Com a gestão adequada, o negócio entende o que deve ser feito, quais tecnologias podem ser incorporadas e como o delivery pode se tornar mais eficiente. Quer entender mais sobre esse tema? Então, continue acompanhando este artigo!

Como organizar a gestão de delivery?

Todas as atividades necessárias para que a empresa consiga produzir o seu resultado são chamadas de processos. O delivery é um desses processos internos.

No entanto, quando paramos para analisar as características dessa atividade, percebemos que ela também pode ser dividida em outras pequenas ações, como o atendimento ao cliente, produção de comandas, entrega dessas comandas à cozinha, emissão de nota fiscal, cadastro do cliente etc.

São essas atividades que formam o delivery que devem ser organizadas, com o objetivo de aperfeiçoar a gestão desse processo. Mas, como fazer isso?

O primeiro passo deve ser a identificação de todas as ações necessárias para que o serviço de entregas funcione bem. Anote-as para que você as conheça! Em seguida, o empresário deve monitorá-las, com o objetivo de descobrir em que etapa do processo ocorrem erros — e que erros são esses.

Depois, você deve criar um plano de ação para corrigir esses erros. Existe a possibilidade do primeiro plano não sair como o esperado, por isso, não se preocupe. Avalie a estratégia e faça as alterações necessárias para corrigi-la.

Em todas as etapas desse processo, é fundamental que invista em comunicação com os colaboradores. O ideal é que as pessoas entendam o porquê de estarem fazendo o que fazem — isso ajuda a reduzir erros e evita que os funcionários se tornem resistentes às mudanças de trabalho.

É possível automatizar esse processo?

No começo deste artigo, nós dissemos que grandes players do mercado nacional se destacam na gestão de entregas de produtos e alimentos. Isso ocorre porque a gestão de delivery é feita de maneira automatizada.

Dessa forma, a companhia tem acesso a dados que mostram o comportamento de compra do cliente, a eficiência do processo de delivery e possíveis melhorias que podem ser implementadas.

É possível fazer a gestão de delivery de forma manual, atendendo telefones, anotando tudo em um caderno, explicando aos entregadores cada pedido. Agora, isso está longe de ser uma gestão de delivery adequada ao nosso tempo.

Já existem diversas opções de softwares disponíveis para otimizar todo esse processo, unindo todas as etapas e fazendo com que o trabalho da empresa se torne mais agradável e produtivo.

Assim como um restaurante investe pesado na qualidade dos materiais e ingredientes da sua cozinha, a empresa deve investir em softwares de gestão, pois essas ferramentas garantirão mais segurança no dia a dia de trabalho dessa empresa.

Quais as vantagens da gestão de delivery?

Aumenta suas vendas

Entre os anos de 2017 e 2018, a entrega de alimentos cresceu 23% no país, de acordo pelo Instituto de Foodservice Brasil (IBF). Tratava-se de um aumento que indicava uma tendência, guiada pela mudança de comportamento do consumidor — principalmente a geração Y, mais acostumada com a tecnologia.

Essa tendência foi impulsionada pela pandemia de COVID-19. Os gastos com delivery cresceram 94% em 2020 — isso significa que os pedidos quase dobraram nos cinco primeiros meses do ano, comparado com o mesmo período do ano passado.

Para quem acha que os negócios abandonarão essas ações depois que o isolamento social se for, é interessante observar que as pesquisas mostram o contrário: 57% das empresas de varejo afirmaram que pretendem continuar com as novas estratégias depois que a pandemia passar — sendo que manter as entregas de produtos por delivery será mantido por 41% dos negócios. Esses dados foram divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Prepara a sua empresa para o futuro

Pegando carona no tópico anterior, vemos que muitos negócios foram obrigados a criar uma gestão de delivery digitalizada. Assim, eles conseguiram se adaptar à nova realidade e continuar operando.

A vantagem da gestão de processos, incluindo o delivery, é que ela ajuda a empresa a se adaptar. Graças a organização gerada, o negócio tem oportunidade de modificar seu modo de trabalho, adaptando-se a realidades nem sempre amigáveis.

A análise de dados tem sido o grande motor dessa mudança. Tanto é que as grandes marcas estão investindo na compra de outras empresas que atuam nesse mercado. Um exemplo disso: em 2020, a Via Varejo anunciou a compra de uma startup curitibana com foco em logística de entrega.

Sendo assim, é recomendado que todas as empresas modernizem suas atividades, investindo em equipamentos eletrônicos e softwares de gestão. Isso é necessário para garantir o futuro das empresas.

Ajuda no marketing

O marketing está cada vez mais digitalizado. Por isso, entender o comportamento do seu cliente é tão necessário. Ao aperfeiçoar a sua gestão de delivery, o atendimento a esse cliente, assim como o seu hábito de consumo, passa a ser monitorado, gerando relatórios sobre o seu público-alvo.

Essas ações podem ser cruzadas com outras fontes de dados, como as métricas das redes sociais, pesquisas já realizadas etc. Tudo isso faz com que o seu empreendimento desenvolva campanhas de marketing mais alinhadas com as expectativas do seu cliente. Isso também aumenta o ROI sobre o investimento em comunicação.

A gestão de delivery não é necessária apenas para garantir uma operação adequada à empresa. Ela faz parte de outros processos, como o planejamento do futuro da companhia, a sua resiliência frente a novos desafios e a sua capacidade de gerir e analisar informações. Ignorar esse potencial é um erro.

Por isso, se você quiser entender ainda mais sobre o uso de tecnologia na sua empresa, converse com a nossa equipe. Ficaremos felizes em ajudá-lo.

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