71 Como Escolher A Melhor Empresa De Automação Aprenda Aqui

COMO ESCOLHER A MELHOR EMPRESA DE AUTOMAÇÃO? APRENDA AQUI!

As empresas de automação têm ganhado cada vez mais espaço no mercado devido aos benefícios que seus produtos e serviços trazem. Esses sistemas são capazes de melhorar o desempenho de um negócio de ponta a ponta, desde a otimização da rotina dos colaboradores até o aprimoramento da experiência do cliente.

No entanto, para colher essas vantagens, é preciso escolher o software com as funcionalidades mais adequadas para seu negócio de um fornecedor confiável. Caso contrário, as ferramentas poderão não atender as suas necessidades operacionais.

Quer entender melhor como ter sucesso nessa ação? Aprenda aqui!

Quais são as 4 dicas essenciais para escolher a empresa de automação ideal?

Certamente, o principal fator de sucesso de uma estratégia de tecnologia de informação é a escolha do fornecedor correto. Isso garante que, além de uma solução excelente, todo o suporte necessário será dado. Mais do que o comprometimento com a entrega de um produto, ele se compromete com um resultado.

Saiba quais áreas serão automatizadas

O primeiro passo envolve o mapeamento dos processos da sua empresa. Afinal, antes de automatizar, é preciso entender o que será automatizado. Nesse sentido, os processos devem ser visto como uma cadeia de tarefas relacionadas a algum resultado valioso. Ou seja, é preciso que, no final, todas aquelas ações tenham agregado algo para o negócio. Caso contrário, podem ser eliminadas.

Nem sempre o valor será evidente. Por exemplo, um setor de contas eficiente pode não proporcionar números positivos. Porém, ao evitar multas, juros e taxas, está beneficiando a empresa. No lado oposto, temos documentações desnecessárias, como a elaboração de relatórios sem escopo definido que nunca são lidos pela gestão e apenas representam uma dispersão de esforços.

Uma vez que você mapeou e filtrou os processos, será o momento de localizar as oportunidades de automação. Para isso, siga algumas dicas:

  • conheça as soluções disponíveis no mercado. Desse modo, você entenderá o que pode ser automatizado. A maioria dos gestores se surpreendem, pois, muitas tarefas tradicionalmente manuais já são plenamente automatizáveis;
  • depois disso, veja quais áreas do seu negócio mais se beneficiariam com a agilidade e eficiência trazida pela automação. Priorize aquelas que trarão mais resultados financeiros e melhorarão a experiência do cliente.

Busque referências sobre as empresas

Com o mapeamento em mãos você terá uma boa lista de quais são as ferramentas de automação necessárias. Então, é hora de buscar um fornecedor. Aqui, alguns cuidados são imprescindíveis.

O mais importante é escolher um sistema especializado no seu mercado de atuação em vez de escolher soluções genéricas. Isso garante que as funcionalidades tenham sido pensadas de acordo com as necessidades específicas, identificadas por quem entende o funcionamento operacional e comercial do seu negócio.

Portanto, se você atua na indústria, o melhor software será aquele feito para a indústria. Igualmente, se você atua no varejo, o melhor sistema será aquele desenvolvido para os varejistas.

Neste último caso, os reflexos da escolha serão relevantes. Afinal, a solução precisará se integrar com uma grande diversidade de equipamentos específicos, como leitores de códigos de barras e balanças.

Conheça a infraestrutura técnica da empresa

Escolher um fornecedor de tecnologia da informação envolve identificar a capacidade técnica da empresa em três sentidos:

  • capacidade de hardware — são os equipamentos que ele conta para aprimorar o seu serviço. Ou seja, ele deve ter uma capacidade de produzir e otimizar continuamente os produtos e serviços que oferece;
  • força de trabalho especializada — da mesma forma, será a qualificação de seus colaboradores que oferecerão o potencial em resolver problemas de forma inovador e atender bem os clientes;
  • diversidade do catálogo — o ideal, no varejo, é que o fornecedor de software trabalhe também com hardwares. Assim, você adquire ferramentas e equipamentos que dialogam perfeitamente entre si.

Saiba quais serviços a empresa oferece

Além desse último ponto, é preciso compreender qual será a extensão da atuação do fornecedor durante a implementação do software. Não basta que ele apenas o entregue e se exima de auxiliar a sua empresa de conseguir colocar a estratégia em prática.

Nesse sentido, sempre será interessante escolher aqueles que planejam a implementação com você. Eles vão indicar quais são as soluções personalizadas para as suas demandas e planejar a aquisição de infraestrutura.

Depois disso, eles devem instalar a ferramenta e se certificar de que elas estão rodando bem em todos os pontos. Em caso de qualquer problema, poderão corrigi-lo rapidamente. Portanto, a cobertura deve incluir o fornecimento de mão de obra especializada e peças.

Então, é feito o treinamento com os seus colaboradores. Isso vai garantir que eles mantenham uma boa curva de aprendizagem com a ferramenta. Um dos maiores problemas durante a implementação de soluções de TI é a falta de afinidade e a consequente resistência à tecnologia pela força de trabalho.

Por fim, como a automação no varejo exige muitos equipamentos, o ideal é que a empresa apresente a capacidade de fazer a manutenção preventiva e corretiva.

Quais são os valores que demonstram a qualidade de uma empresa de automação?

Veja a seguir alguns princípios comerciais que trazem resultados excelentes para o seu negócio.

  • honestidade: um bom fornecedor apenas oferece aquilo que ele tem a capacidade de cumprir. Durante todo o processo de negociação e depois, ele vai indicar quais são as reais entregas da aquisição de seus produtos e serviços, sem promessas faltas;
  • responsabilidade: então, ele acompanha o seu negócio de forma que os seus resultados se tornam o dele. Não é apenas o fornecimento, mas uma parceria;
  • qualidade: tanto os softwares quanto os hardwares devem trazer as melhores tecnologias do mercado sem risco de obsolescência;
  • ética: todo o relacionamento será pautado pelo respeito e pela transparência;
  • comprometimento: ele deve cumprir estritamente o escopo, o orçamento e os prazos definidos por você. Caso haja algum imprevisto, a comunicação deverá ser prévia e com uma boa justificativa;
  • agilidade: quanto mais cedo o fornecedor entrega o seu projeto de tecnologia, mais cedo você colhe os promissores resultados da automação.

Portanto, na hora de escolher uma empresa de automação, não deixe de seguir essas dicas. Afinal, esta ação será uma das determinantes para o sucesso do seu negócio no futuro. Estamos na era da Transformação Digital, em que a digitalização dos modelos operacionais é determinante para a vantagem competitiva.

Quer saber mais sobre como a nossa empresa pode ajudá-lo? Entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *