Automação Comercial

O que é automação comercial? Confira agora mesmo

Antes de falarmos em automação comercial, vamos pensar em um comércio de varejo. No dia a dia, diversas operações acontecem. Compra e venda de produtos, produção de alimentos (no caso de padarias e supermercados), movimentação financeira, controle de estoque, controle de notas fiscais etc. Tudo isso envolve uma série de áreas e profissionais dentro da empresa.

Acontece que pessoas são passíveis de erros e não têm a agilidade de um computador ou uma máquina. Além disso, existem atividades que, com o auxílio devido da tecnologia, são executadas de forma muito mais precisa, evitando perdas. E é aqui que entra o processo de automação.

A seguir, vamos mostrar o que é e como funciona esse processo, quais são os equipamentos utilizados, que tipos de atividades podem ser automatizadas e quais são os benefícios para a empresa. Continue a leitura e confira!

Entenda o que é automação comercial e como ela funciona

Automação comercial é a utilização de softwares e hardwares (equipamentos) na execução de tarefas diárias dentro de um negócio. Ela otimiza processos manuais, reduz a possibilidade de erro humano e ajuda a minimizar custos e agilizar tarefas.

Como consequência, o atendimento ao cliente final melhora e é mais eficiente, e as informações são corretas e precisas. Além disso, há menos filas e as respostas são mais rápidas em diversas atividades.

Conheça os equipamentos que envolvem a automação comercial

O processo de automação envolve uma série de equipamentos que têm funções específicas na empresa para oferecer maior agilidade e precisão nas diferentes atividades.

Impressoras

A impressora é essencial no ponto de venda (PDV), pois é responsável por emitir o cupom fiscal. A escolha do modelo deve levar em consideração a legislação estadual. Isso porque em alguns estados é preciso utilizar modelos que atendam as características exigidas por lei, como o tamanho da bobina, a capacidade de imprimir QRCODE e a utilização do papel adequado.

Basicamente, existem dois modelos específicos: a impressora fiscal e a não fiscal. O modelo mais utilizado é a impressora fiscal, entretanto, ela não imprime a NFC-e. Por isso, as empresas que precisam emitir esse documento devem optar pela impressora não fiscal.

Gavetas

A gaveta de dinheiro é outro equipamento importante no processo de automação. Isso porque ela é conectada ao sistema, o que permite a abertura de acordo com as especificações dos comandos, o que proporciona mais segurança durante as operações. Existem diferentes modelos, como com a abertura da tampa para cima ou com a abertura vertical.

Leitores de código de barras

Os leitores de código de barras são equipamentos essenciais para evitar que o operador de caixa tenha que digitar o código do produto. Existem duas possibilidades disponíveis:

  • leitor de código de barras de mão — é preciso segurar o equipamento e direcioná-lo ao código. Esse modelo tem preço mais acessível;
  • leitor de código de barras de mesa — é fixo e mais eficiente. Isso porque ele emite um número maior de feixes de luz, o que facilita a leitura.

Computadores

Os computadores são essenciais, tanto para acessar o sistema quanto para controlar outros equipamentos, como impressoras, leitores de código de barras, balanças e muito mais.

Portanto, é preciso utilizar um equipamento que tenha a configuração ideal para atender a todas essas necessidades.

Balança

Em alguns estabelecimentos, como padarias ou supermercados, a balança é um item essencial. Elas tanto podem ser instaladas diretamente no caixa, quanto em pontos específicos da loja, como no setor de carnes ou de frios.

Uma observação importante ao escolher o modelo é verificar se ela permite a impressão de etiquetas com o código de barras.

Saiba quais processos podem ser automatizados

A automação comercial possibilita que uma série de atividades sejam feitas com muito mais agilidade e eficiência. Confira algumas delas a seguir.

Controle de estoque

A automação de atividades e processos contribui para que o controle de estoque seja mais eficiente e preciso.

Por exemplo, quando um cliente faz suas compras e as registra no caixa, é feita a atualização do estoque. Portanto, todas as movimentações de mercadorias são registradas e atualizadas rapidamente, como a entrada e saída de itens e as trocas ou devoluções.

Controle financeiro

Ao implementar a automação comercial, processos financeiros como o de contas a pagar e a receber ganham mais agilidade. Dessa forma, quando há a venda de mercadorias ou a reposição de estoque, por exemplo, são feitos os lançamentos correspondentes a cada setor específico, o que permite um maior controle das contas.

Documentos Fiscais

A automação comercial permite que, ao efetuar uma venda, seja feita a emissão do cupom fiscal, tanto o emitido pelo ECF quanto o emitido pela SAT ou, ainda, a NFC-e — Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica.

A emissão desses documentos facilita o desenvolvimento de outras atividades, como o controle de fluxo de caixa, a conciliação bancária, entre outras.

Conheça os benefícios da automação

Com os equipamentos corretos e um sistema adequado, a gestão do negócio fica mais eficiente. O controle sobre vendas, faturamento e estoque melhoram, e os gestores da empresa têm mais tempo para pensar estrategicamente.

Isso contribui para o desenvolvimento de ações que gerem impacto positivo à organização. Ou seja, a automação comercial agrega e auxilia o crescimento do comércio.

Integração de setores

Um dos grandes benefícios da automação é a integração entre os setores. Em uma empresa, os departamentos compartilham informações importantes (por exemplo, o setor de contas a pagar recebe informações do departamento de compras, para efetuar os pagamentos).

Com a automação, as informações são alimentadas automaticamente no sistema, o que reduz o risco de falhas operacionais, como erros de digitação ou esquecimentos.

Redução de custos

Ao automatizar processos ganha-se mais agilidade em uma série de atividades. Isso se traduz em redução de custos para a empresa, pois reduz a necessidade de funcionários para executar inúmeras atividades burocráticas e feitas de forma manual.

Além disso, a automação permite o melhor controle sobre a quantidade de produtos em estoque, o que contribui para verificar, por exemplo, produtos que estejam perto de atingir a data de validade.

Dessa forma, é possível criar estratégias promocionais para vender as mercadorias antes que elas estejam na data limite, o que ajuda a evitar o desperdício e prejuízos.

Gerenciamento de vendas

Fazer um eficiente controle de vendas é essencial para acompanhar a saúde financeira da empresa. Com base nos valores do faturamento, é possível identificar problemas, como o baixo volume de vendas, e tomar decisões para reverter a situação.

Além disso, a automação permite identificar as necessidades dos clientes, com base em informações como quais produtos têm maior rotatividade, em quais períodos eles são vendidos com mais facilidade etc.

Dessa forma, é possível elaborar estratégias para aumentar a lucratividade e o desempenho da equipe.

Identifique quando optar pela automação

Automatizar o comércio é uma tarefa relativamente simples. Consultando empresas corretas e sólidas no mercado, é possível realizar este processo de forma tranquila e rápida. A gama de possibilidades é vasta e a opção por uma empresa séria e especialista em automação comercial faz toda a diferença.

A S&I Automação oferece todos os recursos necessários para esse processo. A empresa conta com uma variedade de softwares e serviços de automação e refrigeração comercial. Seus sistemas são fáceis de usar e voltados à gestão e mobilidade, além de oferecerem diferentes funcionalidades, como a fácil integração com diversos softwares de ERP existentes no mercado.

A automação comercial é feita com a utilização de equipamentos e softwares que são essenciais para que o varejo possa operar de forma eficiente e mais produtiva. Há inúmeros benefícios em sua utilização, como integração entre setores, redução de custos e melhor gerenciamento de vendas.

Agora que você já sabe como é importante manter os processos automatizados, entre em contato com a S&I Automação e veja o que é preciso para melhorar os seus resultados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *