3 Motivos Para Fazer Manutenção Periódica Em Equipamentos De Loja

3 motivos para fazer manutenção periódica em equipamentos de loja

Marcus Vinícius C. Victorino, Diretor Comercial da S&I Automação e Refrigeração

Para deixar mais claro nossa intenção, vamos separar de acordo com os principais setores da loja: salão, açougue e PDV.

3 motivos para realizar a manutenção periódica em equipamentos de loja

SALÃO

No salão da loja encontramos principalmente as balanças, responsáveis pela pesagem de produtos em ilhas, como o setor de hortifrúti. Esses equipamentos merecem cuidado especial, afinal são alvos de fiscalização por parte do IPEM e o não cumprimento das normas causa multas para o varejista.

Durante a manutenção periódica em equipamentos de loja acontece a aferição das balanças, que simula todos os requisitos verificados pela fiscalização, além disso também é feito um serviço de prevenção contra possíveis problemas técnicos e limpeza do equipamento, garantindo que periférico transmita uma boa imagem para o consumidor da loja.

PDV

ponto de venda é o local mais importante da loja. É no PDV que as vendas são concretizadas e o varejista consegue alcançar seu objetivo. Para essa operação, alguns equipamentos facilitam e permitem que os processos sejam executados de forma rápida, segura e controlada.

Alguns equipamentos presentes no PDV são: gaveta de dinheirocomputadorbalança de checkoutleitor de código de barrasimpressora e no-break. Cada um possui um importante papel para a automação comercial, oferecendo segurança e controle para as vendas da empresa.

A manutenção periódica em equipamentos de loja, principalmente no ponto de venda, proporciona ao varejista a segurança de ver esse processo sempre funcionando. Imagine o caixa da sua loja parado por causa de um problema no computador? Ou a lentidão da fila derivada da falta de um leitor de código de barras?

Na certa é um pensamento que os varejistas não desejam e o motivo é bem simples: PDV parado resulta em prejuízo. A manutenção periódica em equipamentos de loja garante que todos os dispositivos estejam funcionando perfeitamente, reduzindo o risco de paradas inesperadas e problemas técnicos.

É importante frisar que o contrato de manutenção periódica garante você tenha equipamentos de backup em casos de defeitos. Ou seja, quando seu equipamento parar, seu fornecedor se compromete a substituir o equipamento, até resolverem o problema.

AÇOUGUE

Outro setor que é cercado por equipamentos que precisam de cuidados é o açougue. Estes equipamentos possuem algumas particularidades que aumentam a importância da manutenção periódica.

Por serem equipamentos que são responsáveis pelo processamento de carnes, alguns componentes químicos permanecem nestas máquinas, aumentando a necessidade de limpezas constantes. Essa limpeza faz parte da manutenção periódica e é importante para evitar autuações durante a fiscalização da vigilância sanitária.

A maioria dos equipamentos presentes na área de açougue possui um valor alto, dessa forma é inadmissível que o varejista não conte com processos para assegurar que o investimento feito se transforme em resultados durante muito tempo.

Apesar da importância da limpeza e de assegurar o investimento o principal motivo para realizar a manutenção periódica em equipamentos de loja no açougue é garantir a segurança dos profissionais que operam essas máquinas.

Existe uma série de dispositivos presentes nestes equipamentos que são responsáveis pela prevenção de acidentes, garantindo a segurança e a operação de forma correta. Além de evitar acidentes na loja, estes dispositivos de segurança são inspecionados pelo Ministério do Trabalho e o não cumprimento dessas obrigações gera multas pesadas para o varejista.

Como fazer a manutenção periódica em equipamentos de loja?

A forma mais eficiente, rápida, segura e rentável de realizar a manutenção periódica em todos os equipamentos da sua loja é estabelecendo um contrato de serviço com uma empresa especializada no assunto. Dessa maneira será possível ter segurança que haverá uma periodicidade de manutenções e um controle por parte da empresa.

Além da praticidade e segurança de não se preocupar com a manutenção, o contrato também permite que você tenha equipamentos de backup, sempre que alguma máquina da sua loja apresentar um defeito, fazendo com que sua operação não seja prejudicada.

O varejista já possui muitos desafios relacionados com a gestão do negócio, a manutenção periódica em equipamentos de loja não deve ser mais uma, por isso é preciso que você coloque sob a responsabilidade de uma empresa capaz de resolver esse problema, sempre que aparecer.

Fonte: Infovarejo