01

Como monitorar a satisfação do cliente em um restaurante?

Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, é essencial que as empresas se preocupem com a satisfação do cliente. Afinal, ele é o maior patrimônio das organizações. No cenário atual, os consumidores não esperam apenas um produto de qualidade, mas sim um bom atendimento e um serviço prestado de maneira eficiente.

Superar as expectativas da clientela contribui para que ela promova seu negócio. Por isso, é importante identificar as opiniões dos consumidores — sejam elas positivas ou negativas. Além disso, realizar esse tipo de pesquisa é fundamental para corrigir os problemas existentes e orientar a atuação de seu estabelecimento.

Por isso, é essencial para qualquer negócio identificar os pontos que podem ser aprimorados de acordo com o seu público. Confira alguns tipos de pesquisa que vão auxiliar você a monitorar a satisfação de seus clientes:

Formulário junto ao caixa

Existem diversos formatos disponíveis para medir o contentamento do consumidor. Identificar qual é o mais adequado para o seu caso depende de vários fatores — como o objetivo do processo, o modelo de negócio ou o tipo de público.

Uma das opções é deixar formulários impressos junto ao caixa para que o cliente possa responder algumas questões no instante em que for pagar a conta. Esse é um dos formatos mais recomendados para quem pretende ter uma opinião mais genuína do consumidor. Afinal, como a experiência é recente, ele dará o seu parecer de uma maneira totalmente embasada nos últimos acontecimentos.

Selecione quais são os principais fatores sobre os quais você deseja receber uma avaliação — atendimento, ambiente, comida, custo-benefício, qualidade — e formule uma enquete com questões que possam dar a você um panorama geral sobre como anda a satisfação do cliente em relação ao seu negócio.

Questionário impresso

Também é possível elaborar um questionário e entregar para o cliente com a conta. Assim, enquanto espera o troco ou a máquina de cartão, ele pode avaliar o estabelecimento. Procure elaborar as perguntas de forma que as respostas não gerem dúvidas. Entretanto, é importante que o questionário possa ser respondido de forma prática e rápida.

Questões abertas — sem opções pré-definidas — não favorecem a elaboração de estatísticas e ainda desestimulam a participação do consumidor, já que elas costumam demandar mais tempo.

Caixa de sugestões

A caixa de sugestões é uma ferramenta utilizada por diversas empresas para receber ideias, críticas e sugestões dos clientes, de maneira a aperfeiçoar o atendimento e o serviço prestado. Esse método permite que você possa identificar os tópicos que não satisfazem o consumidor.

Além disso, o formato possibilita o direcionamento dos esforços para a solução dos problemas, ajudando a corrigir as falhas e a desenvolver estratégias para melhorar o serviço. No entanto, é importante ressaltar que iniciativas como essa só se concretizam se a empresa der um feedback aos clientes. Caso contrário, eles podem se sentir desestimulados a participar do processo.

Hotsite

Se você prefere formatos mais modernos, a tecnologia oferece opções práticas para medir a satisfação do cliente em relação ao seu estabelecimento — o que ajuda a melhorar a qualidade do serviço prestado.

Uma alternativa bastante eficiente é criar um site ou hotsite exclusivo para coletar a opinião de seu público por meio de um domínio próprio. O objetivo principal é focar no monitoramento da experiência individual.

Para estimular a participação dos clientes, a maioria das empresas que utiliza esse formato oferece um bônus aos participantes que deixam seu feedback na página. Essa é uma forma conveniente e positiva de aumentar a taxa de respostas no canal sem vícios nos resultados.

QR Code

O código de barras moderno é uma opção prática e segura para hospedar uma pesquisa de satisfação do cliente. Para utilizá-lo, basta criar o questionário e gerar o link da consulta. Depois, é só acessar um site de criação de QR Code e gerar a imagem.

Quando a figura é fotografada por um smartphone a partir de um aplicativo de leitura, o endereço eletrônico é identificado e aberto de forma automática. Esse formato inovador é muito bem aceito pelo público mais jovem.

Formulários eletrônicos

Existem vários sites que permitem a elaboração de formulários eletrônicos e o envio deles aos clientes por e-mail — alguns sites são parciais ou totalmente gratuitos. Uma das ferramentas mais utilizadas é a disponibilizada pelo Google Drive.

Entre os benefícios desse recurso estão: as diversas opções de layout, as variadas formas de escala, a opção de criação intuitiva e a análise dos resultados por meio de uma tabulação com tabelas e gráficos que facilitam o entendimento dos dados.

Com o formulário pronto, um link de acesso é gerado e pode ser compartilhado com sua lista de contatos via e-mail ou WhatsApp, por exemplo. Além disso, o link pode ser inserido no site de seu restaurante ou nas páginas das redes sociais de seu estabelecimento. O Facebook também permite a criação de pesquisas de satisfação. O serviço é gratuito.

Soluções tecnológicas para monitorar a satisfação do cliente

A tecnologia é uma importante aliada para as empresas interessadas em ouvir a opinião dos clientes, principalmente devido à facilidade no processo de coleta das informações, tratamento de dados e análise de resultados.

Hoje em dia existem soluções modernas e inovadoras que podem facilitar a gestão de seu negócio, com sistemas que promovem maior interatividade entre as empresas e os consumidores e mais velocidade no atendimento e na prestação do serviço, como a plataforma Easy Assist.

Além de oferecer facilidades para o cliente, como o acesso ao cardápio digital e o autoatendimento em formato mobile, a ferramenta contribui para que o serviço prestado pela equipe do restaurante seja mais ágil e eficiente — por meio de dispositivos móveis, os funcionários podem realizar consultas, lançar pedidos, controlar as vendas e encerrar contas por meio de alguns cliques.

A plataforma também é uma importante aliada no processo de monitoramento da satisfação do cliente, já que o sistema permite a realização de pesquisas com os consumidores a partir de dispositivos móveis. Além disso, a ferramenta apresenta a análise de resultados de forma prática, fácil e acessível.

Invista em recursos tecnológicos para facilitar o dia a dia de seu negócio. Conheça mais sobre o sistema Easy Assist, uma solução inovadora para otimizar a sua rotina de trabalho e medir a satisfação do cliente de seu restaurante.

 

Fonte: Casa Magalhães

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *